Chá de Hibisco para Emagrecer

O QUE É O HIBISCO

Hibisco é uma flor, e a espécie da qual é feita a bebida é a Hibiscus sabdariffa L., que tem tons puxando para o vermelho e tem origem na Índia e Malásia . “O chá de hibisco é feito das flores e botões da espécie, que é diferente daquela ornamental, comum nos jardins”, alerta Maria de Fátima Ramos, médica homeopata e membro da Sociedade Brasileira de Fitoterapia (Sobrafito). Por isso, confira o nome científico da planta no rótulo.

Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de facilitar a perda de peso, pois esta planta contém antocianinas, compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a:

Regular os genes envolvidos no metabolismo dos lípidos, facilitando a eliminação de gordura;
Atenuar a hipertrofia dos adipócitos, reduzindo o tamanho das células de gordura.

Como fazer o chá de hibisco

Para fazer o chá de hibisco e manter as propriedades da flor, deve-se colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo. A seguir deve-se acrescentar as flores de hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

A proporção correta de hibisco e água é:

2 colheres (de sopa) de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco;
1 litro de água em início de fervura
Deve-se tomar 3 a 4 xícaras deste chá diariamente, meia hora antes das principais refeições. O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

QUEM NÃO DEVE TOMAR O CHÁ DE HIBISCO

O chá de hibisco é geralmente considerado seguro, com poucos efeitos colaterais. Se acontecerem problemas, eles tendem a ocorrer com o uso excessivo de suplementos de hibisco. Se usado em excesso, cápsulas de hibisco, tinturas e pó podem causar dor de estômago, gases, constipação, náusea, micção dolorosa, dor de cabeça e zumbido nos ouvidos. Mesmo o consumo excessivo de chá de hibisco pode causar tonturas e fadiga transitórias devido ao seu efeito na pressão sanguínea.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *