O QUE É WHEY PROTEIN?
O whey protein é um suplemento proteico fabricado a partir das proteínas do soro do leite. Destaque entre os praticantes de atividades físicas, ele oferece uma série de efeitos positivos que são sentidos em diversos aspectos, seja no resultado dos treinos ou na prevenção de doenças e na melhora da saúde. Isso porque, entre diversos efeitos positivos do whey protein, benefícios e vantagens, o produto apresenta alto valor nutricional conferido pela presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais e está relacionado a prevenção de doenças, qualidade de vida e bem-estar em diversas idades.
WHEY PROTEIN ISOLADO
A versão isolada é considerada a forma mais pura de whey protein existente atualmente. Esse produto contém alta concentração de proteínas, que varia entre 90% e 95%, e teor mínimo de gorduras e lactose, que podem, inclusive, nem estar presentes. Essa característica torna o whey protein isolado uma ótima alternativa para pessoas que possuem intolerância à lactose.
WHEY PROTEIN CONCENTRADO
O whey protein concentrado é a versão menos processada, que costuma ser empregada nas barrinhas de proteínas. Seu teor proteico varia entre 25% e 89% e, além disso, há ainda cerca de 4% a 8% de lactose, gordura e minerais. O concentrado é o tipo de whey protein que possui melhor sabor, característica associada justamente à presença de gorduras e lactose.
WHEY PROTEIN HIDROLISADO
O whey protein hidrolisado é a versão composta da fração isolada e concentrada. Esse tipo de whey protein passa pelo processo de hidrólise, no qual as proteínas são pré-digeridas. Dessa forma, o produto final apresenta rápida absorção e baixo potencial alergênico, sendo possível evitar alguns tipos de alergia, como reações à betalactoglobulina.
BENEFÍCIOS DO WHEY PROTEIN
Contribui para a hipertrofia muscular;
Melhora o desempenho nos treinos;
Promove a liberação de hormônios anabólicos;
Estimula a síntese proteica;
Tem rápida digestão e absorção intestinal;
Beneficia o fortalecimento do sistema imune;
Reduz o estresse e proporciona disposição;
Acelera a recuperação muscular.
WHEY PROTEIN NO GANHO DE MASSA MUSCULAR
A vantagem do whey protein sobre o ganho de massa muscular está relacionada ao perfil de aminoácidos, principalmente de leucina, que tem sido associada à síntese proteica. Além disso, a rápida absorção intestinal desse produto, que promove elevação nas concentrações de aminoácidos no plasma, e a sua ação sobre a liberação de hormônios anabólicos, como a insulina, são outros fatores que demonstram os efeitos do whey protein sobre o ganho de massa muscular.
WHEY PROTEIN NA REDUÇÃO DE GORDURA CORPORAL
Uma das características do whey protein que favorece o processo de redução da gordura corporal é o seu teor de cálcio. Quando aumentado na dieta, esse mineral reduz as concentrações de hormônios calcitrópicos, que, quando elevadas, estimulam a transferência de cálcio para os adipócitos, células que armazenam gordura. Portanto, por meio do consumo de whey protein, é possível reduzir a deposição de gordura corporal.
WHEY PROTEIN EMAGRECE?
O whey protein ajuda indiretamente no emagrecimento. Isso porque as proteínas do soro do leite, quando consumidas cerca de 90 minutos antes das refeições, auxiliam na redução significativa do apetite, colaborando para a diminuição da ingestão energética e o aumento da saciedade. No entanto, não utilize esse produto como substituto de uma refeição. É importante lembrar que a perda de peso é resultado de uma série de fatores e, além de manter uma dieta equilibrada e uma rotina de treinos, é indispensável realizar uma avaliação nutricional.
WHEY PROTEIN NO COMBATE À FADIGA MUSCULAR
O whey protein é capaz de amenizar o processo de fadiga, que gera estresse oxidativo no organismo. Isso porque as proteínas do soro do leite apresentam propriedade capaz de aumentar a resposta imune por meio de uma maior produção de glutationa celular, que tem como função metabólica ser antioxidante, atuando no combate aos efeitos deletérios de radicais livres.